Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887

  • 189 Respostas
  • 41400 Visualizações
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #100 Online: 22 Abril 2015 às 16:39:30 »
Camarada Cocobambu, no meu, que comprei um Tag falso, o FRM só entrou na história porque me tornei membro para conseguir informação sobre assistência técnica para o relógio, que chegou pra mim com problema. Nada indica que quem me vendeu tenha algo a ver com o FRM.

Depois do tombo, decidi relatar meu caso aqui como alerta, justamente porque a falsificação, visualmente, enganou meu relojoeiro, que não abriu-o, e o relojoeiro da WT, que chegou até a me apontar o provável defeito - quebra da báscula de retorno - antes de abrí-lo e descobrir que a máquina era Seiko. O relógio tem fundo exatamente como o original, inclusive a parte aparente pelo vidro, que não deve ser de cristal de safira (só não risquei pra saber porque o levarei como prova à polícia.

Foi sobre o sua situação que mencionei, caso tenha interesse e autorizado pelos moderadores, que seja postada a foto do relógio no intuito de servir unicamente de alerta aos demais membros, inclusive, servindo de subsídio para discussões acerca do atual padrão de falsificações. Isso, sem prejuízo em eventuais ações particulares que sejam adotadas, que acredito já terem sido enfrentadas de modo satisfatório anteriormente.

Seria um tema relevante para a proposta do fórum. 
« Última modificação: 22 Abril 2015 às 16:51:59 por Cocobambu »

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #101 Online: 22 Abril 2015 às 16:46:10 »
Adriano, pelo que entendi, você comenta os dois casos.

No meu, ao meu entender, não tem ninguém comprando minha briga. Alguns confrades mandaram mensagens de apoio apenas, se solidarizando com minha situação. Não dei o nome de quem me passou a perna e, como já disse, duvido que o safado conheça o FRM. Se o chamo de safado e não dou nome, não estou falando mal de ninguém, apenas desabafando. E tanto é safado que darei queixa.

Aliás, como o objetivo de assumir ter tomado um golpe é compartilhar informação - e foi isso que me atraiu no FRM - hoje entrei em contato com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática aqui no Rio. Me orientaram a procurar a delegacia mais próxima de minha casa, onde crimes do tipo devem ser registrados. A DRCI só entra no jogo que houver pedido da DP onde for dada a queixa. Mesmo com todo o negócio sendo feito via web.

Sobre as fotos, Cocobambu, se for autorizado eu posto aqui para todos. Também acho válido.

*

Alberto Ferreira

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #102 Online: 22 Abril 2015 às 16:53:59 »
Sem estender a discussão e logicamente sem questionar o colega eduardorio, que sempre se declarou "leigo".

Sabem o que mais me causa "estranheza"?
O simples fato de algum relojoeiro (e foram dois  ::)) mesmo vendo o movimento através do fundo, ter confundido (ou sido enganado).

Afinal, ou era um movimento Seiko que não deveria estar ali, ou nem Seiko era...

Parece que alguém, no mínimo, pode não ter visto direito, através do vidro...  ::)  :-X


De qualquer forma, para este nosso debate em si, sobre o que fazer com as denúncias, embora eu pessoalmente também fique curioso, eu não creio que postar uma foto seja "relevante", não neste ponto das nossas discussões.

Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #103 Online: 22 Abril 2015 às 16:56:06 »
Minha opinião como administrador. Como é notório, eu fui contra a criação, na época, do espaço de vendas, justamente porque, lá nos primórdios, havia criado o site para fugir do lado "comercial" que permeava os "entendidos" de relojoaria. Mas depois vi que o espaço de vendas, QUANDO ACESSÓRIO ao principal, que é a discussão sobre relojoaria técnica, teria a acrescentar.

No entanto, confesso que sequer navego pelo espaço e o que acontece ali não é moderado por mim, mas outros colegas. Aliás, só vendi um relógio no espaço.

A preocupação com exposição do fórum como eventual objeto de litígio já foi sim discutida por nós moderadores naquele que considero o único caso que "deu errado" por aqui. Aliás, essa estatística é bastante razoável, porque em anos de funcionamento, só houve um caso que eu saiba de negócios "estranhos" no fórum de vendas e que foi corrigido, para dizer a verdade nem sei como.

Resumindo, sou favorável, hoje, à manutenção do espaço, mas as ressalvas do Adriano se aplicam, não dá para fazer uma caça às bruxas dentro do fórum, abrindo espaço para réplicas e tréplicas, como se aqui fosse um tribunal, coisa que não é. Se o fato é deveras claro, a pessoa pode sim ser exposta. Caso contrário, tenho minhas dúvidas...


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #104 Online: 22 Abril 2015 às 17:03:22 »
O grande problema do espaço virtual é que o sujeito pode acusar qualquer um. Tem muito comprador que não necessariamente tem reputação ilibada, é um cara fácil de se lidar, afável no tratamento, compreensivo etc.

Explico com um exemplo: o cara vê a foto do relógio, se empolga e compra. Quando recebe o produto, fica puto porque tem uma marquinha que a foto, claro, não mostra (porque não expõe tantos detalhes assim, e não porque passou por Photoshop).

Aí, reclama com o vendedor que tem a tal marquinha. O vendedor diz que é uma marquinha de nada, que com polimento sai. O comprador não se convence, queria "o relógio da foto". O tom sobe. O vendedor perde a paciência, diz que é frescura, se recusa a desfazer o negócio.

O comprador fica puto, vem aqui e detona o vendedor. Por uma marquinha! (ou um fecho mal regulado, uma pulseira esgarçada; enfim, um problema contornável)

O vendedor, então, fica mais puto ainda, de ver seu nome exposto por causa de uma bobagem, um desentendimento que não chegou a bom termo. Reclama que uma propaganda dessas prejudica seus negócios, e que falará mais alto que dezenas de outras vendas realizadas sem problema. E que, naturalmente, não verá seu nome ser enxovalhado num site e deixar tudo no 0 a 0.

E aí, como é que fica? Num português claro, a rola entra na bunda de quem?

O FRM vai fazer acareação para saber quem está certo?

Por incrível que pareça, a melhor proposta, a meu conceito, é contar a bronca via MP. Ali, o cara pode dizer o que quiser, contar sua versão e não se arriscar a tomar (no mínimo) uma porrada na cara. Quem quiser dar crédito, dá. Quem quiser perguntar à outra ponta, a acusada, pergunta. E tira sua conclusão.

Sair dando nome não é justiça, é justiçamento. Foi numa dessas que um delegado que queria aparecer fodeu a vida dos donos da Escola Base.

Por fim e para deixar claro: acho que trambiqueiro, estelionatário, ordinário, tem que se ver com a lei. Se deu banho em alguém aqui, compartilho da revolta e da indignação. Mas prefiro ser muito cuidados com a exposição de nomes, nicks e coisas que possam identificar alguém.

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #105 Online: 22 Abril 2015 às 17:06:35 »
Alberto, veja a foto abaixo, de um original. O que comprei é exatamente igual. Por isso enganou dois relojoeiros no exame pelo vidro. Na WT me disseram que o que fica logo abaixo do que se vê é máquina Seiko.


Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #106 Online: 22 Abril 2015 às 17:14:58 »
Acho o espaço de vendas muito legal, eu mesmo só comprei um relógio por ele e vendi dois, mas pra mim serve de termômetro pra ver os valores que estão pedindo, mais por curiosidade mesmo. Na minha opinião acho que ele não deveria acabar. Acho que não deveriamos pensar em excluir o espaço e sim excluir o usuário que pisar na bola. abraços.
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #107 Online: 22 Abril 2015 às 17:30:17 »
Alberto, veja a foto abaixo, de um original. O que comprei é exatamente igual. Por isso enganou dois relojoeiros no exame pelo vidro. Na WT me disseram que o que fica logo abaixo do que se vê é máquina Seiko.

Exatamente igual não pode ser. O que já existe é uma falsificação dos calibres 1887 que na verdade é uma 7750 chinesa com uma "ponte falsa" por cima de todo o movimento para simular uma 1887. Agora, se nesse caso a máquina embaixo era Seiko, então nem cronógrafo o relógio era, pois qualquer máquina crono automático da Seiko é mais cara que um 1887 original e ninguém ia fazer uma falsificação com uma dessas.

Abraços!

Adriano

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #108 Online: 22 Abril 2015 às 17:39:08 »
Alberto, veja a foto abaixo, de um original. O que comprei é exatamente igual. Por isso enganou dois relojoeiros no exame pelo vidro. Na WT me disseram que o que fica logo abaixo do que se vê é máquina Seiko.

Eduardo,

Uma dúvida, todo o relógio foi dado como falsificação? Me refiro a Caixa, mostrador etc... ou apenas o movimento dentro do relógio não era o esperado?

abraços

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #109 Online: 22 Abril 2015 às 17:39:55 »
Eu não tenho dúvida de que safados tem que ser expostos. A pergunta, objetivamente é: sendo o cara bandido ou não, se ele resolver processar os administradores (moderadores) do fórum, quem responde? Quem segura a bronca?

Segundo: amanhã aparece um usuário novo que ninguém conhece, dizendo que um Fulano vendeu relógio falso para ele. Todo mundo compra a briga do cara assim, do nada, e frita o acusado sem nem saber de nada, apenas pela "irmandade" ou "fraternidade" do grupo? É assim que funciona? Ou que deve funcionar?

Agora, minha pergunta de "não pega nada", foi séria. Como o colega Guilherme Lago apontou, se aquele cenário que supus for extremo e improvável, ok.

Agora, acredito que mesmo se for para colocar a situação em público, que seja feito com fatos. É escrever assim "Fulano de tal comprou, falou que ia pagar e não pagou, e não me deu resposta, sumiu, o que me leva a crer que me lesou com dolo". São os fatos e ponto.

Abraços!

Adriano

Não consigo ver instrumentação para a tal "bronca". O fórum não é responsável por opiniões aqui postadas. Até mesmo nos canais formais de comunicação (mídia impressa, televisiva, radiofônica, eletrônica...) os espaços de "opinião" são responsabilidade exclusiva da pessoa que emite voluntariamente sua opinião.
É por isso que eu insisto em dizer que essas tais denúncias devem se ater a narrar fatos. Ao se emitir opinião, o tema se complica. Principalmente se for opinião sobre a conduta ou caráter de outrem. Ninguém pode fazer isso publicamente, em nenhuma situação. Ou seja, mesmo que você pago pelo relógio e o vendedor lhe envie uma banana - literal ou alegoricamente - não tem nada que postar que o cara é bandido, safado, salafrário, ou seja lá que adjetivo lhe aprouver. A narração dos fatos é suficiente e é o que interessa à comunidade. Uma mensagem, uma réplica. Daí, tranca o tópico, ou exclui.
Concordo com o Dic que o "arenguismo" é comum entre os seres humanos, mas a estatística tem se mostrado a nosso favor, nesse caso. Além do mais, comprou e não ficou feliz: devolve e pronto. Tem dúvidas sobre o vendedor/comprador: pergunta e pronto! Mensagens com "detonações" não podem passar, e pronto. Assim penso.

Abraços!
Minha experiência diz que, em geral, as comunidades repelem aqueles que a contaminam.

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #110 Online: 22 Abril 2015 às 17:48:40 »
Exatamente igual não pode ser. O que já existe é uma falsificação dos calibres 1887 que na verdade é uma 7750 chinesa com uma "ponte falsa" por cima de todo o movimento para simular uma 1887. Agora, se nesse caso a máquina embaixo era Seiko, então nem cronógrafo o relógio era, pois qualquer máquina crono automático da Seiko é mais cara que um 1887 original e ninguém ia fazer uma falsificação com uma dessas.

Abraços!

Adriano

Pois é! Também estranhei isso... Um cronógrafo Seiko, automático, no lugar de um 1887? Será que era uma TC78/6S37?? KKKKKK!


Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #111 Online: 22 Abril 2015 às 18:06:48 »
... qualquer máquina crono automático da Seiko é mais cara que um 1887 original e ninguém ia fazer uma falsificação com uma dessas.

Abraços!

Adriano

Ufa... Logo de cara eu tb pensei a mesma coisa e estranhei, mas não tinha conhecimento técnico para afirmar...

O que mais vejo de TAG Carrera falsificado anunciados por aí são feitos com a famigerada 7750A (e esse pernicioso "A" se refere à 'Asian') ou seja uma cópia chinesa que imita a 7750 com a posição e localização dos acumuladores no mesmíssimo lugar, o que inclusive dificulta a identificação da falsificação a "olho nu", muito menos por fotos...

Pois, em termos de acabamento e construção, muitas falsificaçōes tem qualidade melhor do que marcas originais de baixo-médio custo. Só fazer uma busca em sites de vendas (aqui e lá fora) e esses Falsos Tag's brotam aos montes... Alguns muito mal feitos, outros que exigirão um olhar mais atento.

*

Alberto Ferreira

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #112 Online: 22 Abril 2015 às 18:13:48 »
Bom,...
O que eu logicamente concluo...
Como eu disse antes, para não ser muito incisivo naquela ocasião e sem ver ao vivo, nem Seiko era.

O colega nos disse que chegou a acionar o cronógrafo e que depois travou...

Mas,...
Meus caros e diletos amigos...
Esta coisa de pensar que vendo fotos de um movimento falso nós podemos aprender alguma coisa,...
Esqueçam...
...pois é uma mera ilusão!

Ilusão de ótica...  ;D

Alberto

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #113 Online: 22 Abril 2015 às 18:43:51 »
Por partes:

Alberto, a informação de que o movimento é Seiko me foi dada pela WT. Como sou leigo, vou ligar pra lá na sexta e conversar de novo com quem abriu o relógio pra dividir com todos a informação. Como disse, "pelo vidro" ele é exatamente igual ao original, cada mínima peça, parafuso e inscrição. E reitero que, quando chegou, o cronógrafo funcionava. Parou no mesmo dia.

Zugo, na WT só me disseram que o movimento era Seiko e me explicaram que apesar da (não lembro o termo) ser idêntica ao original, "por baixo" a máquina era Seiko. Não mencionaram se caixa e mostrador são originais ou não. Mas, pelo que vi na H.Stern (no dia seguinte à frustrante descoberta do golpe, fui lá ver um original), acabamento, pulseira, detalhes e mesmo o mostrador são idênticos. Até o peso me pareceu igual (minha vergonha me impediu de levar o falso para comparações).

Camarada GuilhermeLago, deixei claro aqui que quem me enganou não usou o FRM para tal; em nenhum momento citei o nome ou dados do safado, logo, não ofendi ninguém; se o uso do termo "safado" e outros incomodaram tanto assim, vou tentar ser claro novamente - fui vítima de estelionato e isso não é uma "opinião" minha, é um fato.

Abriu-se então uma discussão aqui se eu deveria ou não revelar o nome do estelionatário, o que gerou debate. Consultei meu advogado e ele me orientou para nem dar o nome nem botar a foto do B.O., quando o fizer. Ponto final.

Minha impressão é que muitos misturaram as histórias por que eu e o joaoc estamos passando - a dele envolve um membro do fórum, a minha não.

Por fim, realmente acabou havendo mais mimimi sobre o espaço de venda daqui - de que eu nem tinha conhecimento - do que interessados em descobrir que réplica é essa que enganou a mim e dois relojoeiros. Gostaria de botar as fotos mas já estou achando que não vale a pena continuar o assunto. Me fodi, compartilhei a experiência com todos, apesar da vergonha de admitir ter sido passado pra trás, e agora já estou vendo gente me criticando porque chamei vagabundo de vagabundo. Chato isso.


 

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #114 Online: 22 Abril 2015 às 18:49:37 »
Por partes:

Alberto, a informação de que o movimento é Seiko me foi dada pela WT. Como sou leigo, vou ligar pra lá na sexta e conversar de novo com quem abriu o relógio pra dividir com todos a informação. Como disse, "pelo vidro" ele é exatamente igual ao original, cada mínima peça, parafuso e inscrição. E reitero que, quando chegou, o cronógrafo funcionava. Parou no mesmo dia.

Zugo, na WT só me disseram que o movimento era Seiko e me explicaram que apesar da (não lembro o termo) ser idêntica ao original, "por baixo" a máquina era Seiko. Não mencionaram se caixa e mostrador são originais ou não. Mas, pelo que vi na H.Stern (no dia seguinte à frustrante descoberta do golpe, fui lá ver um original), acabamento, pulseira, detalhes e mesmo o mostrador são idênticos. Até o peso me pareceu igual (minha vergonha me impediu de levar o falso para comparações).

Camarada GuilhermeLago, deixei claro aqui que quem me enganou não usou o FRM para tal; em nenhum momento citei o nome ou dados do safado, logo, não ofendi ninguém; se o uso do termo "safado" e outros incomodaram tanto assim, vou tentar ser claro novamente - fui vítima de estelionato e isso não é uma "opinião" minha, é um fato.

Abriu-se então uma discussão aqui se eu deveria ou não revelar o nome do estelionatário, o que gerou debate. Consultei meu advogado e ele me orientou para nem dar o nome nem botar a foto do B.O., quando o fizer. Ponto final.

Minha impressão é que muitos misturaram as histórias por que eu e o joaoc estamos passando - a dele envolve um membro do fórum, a minha não.

Por fim, realmente acabou havendo mais mimimi sobre o espaço de venda daqui - de que eu nem tinha conhecimento - do que interessados em descobrir que réplica é essa que enganou a mim e dois relojoeiros. Gostaria de botar as fotos mas já estou achando que não vale a pena continuar o assunto. Me fodi, compartilhei a experiência com todos, apesar da vergonha de admitir ter sido passado pra trás, e agora já estou vendo gente me criticando porque chamei vagabundo de vagabundo. Chato isso.

Mas vagabundo é vagabundo. não deixa a turma do politicamente correto te abalar.
E tenta não se abalar tanto com o corrido, apesar de ser horrível ser passado para trás, todos estamos suscetíveis, na mesma proporção, só não perca a paixão.
Membro do RedBarBrazil

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #115 Online: 22 Abril 2015 às 19:01:34 »
Falou e disse! Vagabundo é vagabundo! E vc é a vítima.
No mais, eu sinceramente fiquei curioso para ver as fotos. Se não for o caso de postar, mande pra mim por MP.
Valeu!

Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #116 Online: 22 Abril 2015 às 19:03:57 »
Opa! Não é isso Eduardo. Não é nenhuma crítica, pois afinal, a expressão é livre. Estou solidário à sua situação, acredite. Se houver qualquer coisa que eu possa fazer para que essas coisas não se repitam, eu o farei.
Apenas o assunto derivou para questões sobre responsabilidade civil e criminal. Nesse caso, eu se juntar os dois elementos: ofensas + identificação; expressei minha opinião de que isso deve ser ao máximo evitado, para segurança de todos. A expressão é livre, mas não sem consequências.
Entendo que "colocar a boca no trombone" seja válido. Desabafar, buscar apoio entre os colegas, externar a indignação, tudo certo. Como disse antes, sou solidário. Se eu tivesse críticas a fazer, teria feito diretamente, sem rodeios. Só não quero ver ninguém em apuros jurídicos, mesmo tendo razão.
Não há porque se envergonhar em ter sido vítima. Vergonhoso é passar os outros para trás.
Agradeço pelo seu desprendimento em expor sua mazela. É mais uma ocorrência que gera aprendizado.

Um abraço!

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #117 Online: 22 Abril 2015 às 19:26:17 »
Eu já estou interessado em saber se existe alguma chance da caixa e outras partes do relógio serem verdadeiras e apenas o movimento colocado dentro ter sido "trocado" na má fé. Isso daria até uma esperança para nosso amigo.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #118 Online: 22 Abril 2015 às 20:03:32 »
Eu já li aqui que "o FRM não é uma democracia". Isto sempre me pareceu óbvio, mas como teve gente que até achou que esta frase era motivo de aprovação em processo de doutorado, esclareço, EU SEI, são apenas minhas observações e opiniões.

Alberto, entendo sua preocupação, todavia, golpistas estão cercando nosso FRM (do Flavio) com muita frequência...
Sim, muitos, alguns até com milhares de postagens, com trânsito excelente, quem quer saber sabe quem são... Os "vendedores de uma venda só", até porque algumas vezes você paga e recebe, mas ainda sofreu um golpe...

Também sou a favor da extinção do espaço de vendas.
Achamos uma goteira! Compramos um balde?

...Eu acredito que uma vez comprovada a índole da parte, e esta sendo membro ativo da nossa comunidade, nada mais correto que o imediato banimento, ou então suspensão do acesso até que este prove que tudo não passa de um desacordo comercial
Na minha visão, se a moderação não se comporta desta forma, após estar munida de informações, esta a prejudicar todos aqueles que frequentam o espaço...
Sim, e de forma pública e completa, do contrário, como hoje, o formato ajuda o infrator. Existe alto risco jurídico nesta forma? Caso afirmativo, que lixo é nosso sistema jurídico...

...Quer dizer que posso elogiar, mas não posso reclamar?..
É, esta é a pergunta mais importante do dia!

...Basta narrar fatos ocorridos: "comprei de fulano, paguei e não recebi o produto"; "vendi a sicrano, entreguei e não recebi o pagamento"; "comprei de fulano, que afirmou ser o produto autêntico, e recebi uma réplica"...
É isto!

...A preocupação com exposição do fórum como eventual objeto de litígio já foi sim discutida por nós moderadores naquele que considero o único caso que "deu errado" por aqui. Aliás, essa estatística é bastante razoável, porque em anos de funcionamento, só houve um caso que eu saiba de negócios "estranhos" no fórum de vendas e que foi corrigido, para dizer a verdade nem sei como...

flavio, infelizmente você está muito engando (que fique claro que não estou entrando no mérito se você deveria ou teria como estar melhor informado). Nem de perto foi um único caso que "deu errado" e, se estivermos falando do mesmo, ele muito menos foi corrigido. Acredite, a estatística não é "bastante razoável".
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Ajuda com meu primeiro automático - Carrera 1887
« Resposta #119 Online: 22 Abril 2015 às 20:04:51 »
Por partes:

Alberto, a informação de que o movimento é Seiko me foi dada pela WT. Como sou leigo, vou ligar pra lá na sexta e conversar de novo com quem abriu o relógio pra dividir com todos a informação. Como disse, "pelo vidro" ele é exatamente igual ao original, cada mínima peça, parafuso e inscrição. E reitero que, quando chegou, o cronógrafo funcionava. Parou no mesmo dia.

Zugo, na WT só me disseram que o movimento era Seiko e me explicaram que apesar da (não lembro o termo) ser idêntica ao original, "por baixo" a máquina era Seiko. Não mencionaram se caixa e mostrador são originais ou não. Mas, pelo que vi na H.Stern (no dia seguinte à frustrante descoberta do golpe, fui lá ver um original), acabamento, pulseira, detalhes e mesmo o mostrador são idênticos. Até o peso me pareceu igual (minha vergonha me impediu de levar o falso para comparações).

Camarada GuilhermeLago, deixei claro aqui que quem me enganou não usou o FRM para tal; em nenhum momento citei o nome ou dados do safado, logo, não ofendi ninguém; se o uso do termo "safado" e outros incomodaram tanto assim, vou tentar ser claro novamente - fui vítima de estelionato e isso não é uma "opinião" minha, é um fato.

Abriu-se então uma discussão aqui se eu deveria ou não revelar o nome do estelionatário, o que gerou debate. Consultei meu advogado e ele me orientou para nem dar o nome nem botar a foto do B.O., quando o fizer. Ponto final.

Minha impressão é que muitos misturaram as histórias por que eu e o joaoc estamos passando - a dele envolve um membro do fórum, a minha não.

Por fim, realmente acabou havendo mais mimimi sobre o espaço de venda daqui - de que eu nem tinha conhecimento - do que interessados em descobrir que réplica é essa que enganou a mim e dois relojoeiros. Gostaria de botar as fotos mas já estou achando que não vale a pena continuar o assunto. Me fodi, compartilhei a experiência com todos, apesar da vergonha de admitir ter sido passado pra trás, e agora já estou vendo gente me criticando porque chamei vagabundo de vagabundo. Chato isso.

Caro Eduardo e demais confrades,

Essa discussão toda, com opiniões diversas e divergentes válidas , me fazem ressuscitar uma visão legal da " culpa" da vítima em um crime ( VITIMOLOGIA), muito usada no passado, e infelizmente ainda não totalmente sepultada! :o
E Eduardo concordo contigo, SAFADO E' SAFADO!!!!